segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Modelos Adolescentes



Modelos adolescentes são conhecidos na indústria como teens. O mercado Teen está sempre em constante crescimento e renovação devido à grande demanda dessa faixa etária. Hoje a moda teen e os produtos voltados aos adolescentes tomam quase que 50% do mercado.

Exigências do Mercado Teen


Garotas adolescentes devem ter entre 1,72 e 1,80 algumas ainda podem ter 1,65 - 1,70 Dependendo da garota, desde que tenha um perfil excelente, olhar expressivo, belo sorriso e personalidade. Para meninos a medida deve ser entre 1,82 e 1,94

É extremamente importante que a você saiba se posicionar bem diante de uma câmera e tenha animação.

Uma forma de aprender a "olhar" para a câmera é treinar em casa com os amigos - com uma câmera comum. Ter disciplina e senso crítico em identificar poses e expressões interessantes e convincentes.

É também muito importante que você entenda, Guilherme que a profissão de modelo é uma profissão como outra qualquer. Exige disciplina, responsabilidade e dedicação. Deverá sempre honrar com seus compromissos e jamais se atrasar para uma sessão de fotos ou testes.

O Mercado Teen engloba meninas e meninos dos 13 (dependendo da sua maturidade) aos 21. Muitos continuam trabalhando no Mercado teen após os 21 anos. Tudo vai depender da aparência. Assim como outros deixam o mercado teen bem antes dos 21 anos de idade.

Modelos Teen devem estar em forma. O manequim fica entre 34 e 38.

Roupas teen tem o corte e o tamanho menor do que o usual.

Não há um peso especifico. É uma questão de a roupa vestir corretamente no corpo da modelo.

Garotas devem manter um cuidado especial com a saúde, com a pele, cabelo e corpo.
Dormir bem e tomar muita água podem fazer a diferença.

Como mandar as fotos?

Seja qual for o seu perfil, ou faixa etária. Qualquer modelo deve mandar as fotos preferencialmente via correio para a divisão de "New Faces" da Agência escolhida.

- "New face" é o termo usado para definir uma modelo em inicio de carreira.

É possível também enviar fotos via email ou ainda via o próprio site da agencia (algumas disponibilizam essa opção) - prefira o correio!

Envie duas fotos nítidas e com boa iluminação. Uma de rosto sorrindo e outra de corpo inteiro - procure mandar a foto de biquíni ou maiô, para que a agência tenha uma idéia do seu corpo e já comece a traçar um perfil para você.

Cuidado com as fotos! Tenha certeza de que não estejam claras ou escuras demais e que envie tenha foco! Jamais mande uma imagem sem foco ou tremida.

Mande também uma pequena descrição sobre você. Incluindo sua altura, idade, manequim e se tem alguma experiência como modelo.

Algumas agências disponibilizam um ou dois dias da semana para atender meninas e meninos interessados em se tornarem "new faces". É uma boa oportunidade de conversar com os responsáveis pela agencia, tirar duvidas e analisar a proposta da agencia.
Fique atento durante a entrevista. Não acredite em promessas do tipo "temos um trabalho para você na semana que vem". Isso é impossível! Não podem te garantir trabalho sendo que, quem escolhe as modelos são os clientes. Se você ainda nem entrou para a agência, como o "cliente" pode ter te aprovado sem ao menos ver uma foto sua?
Essa é uma jogada para as agências venderem o book - de forma impulsiva. Tenha muito cuidado.

O ideal é já ir para a agência com um book pronto. (entre em contato conosco, somos especialistas nisso!) Desde que seja feito por profissionais competentes e que entendam das exigências do mercado, a agência não exigirá a confecção de um novo book. Mas, se não for feito corretamente, a agência pode rejeitar o seu book e solicitar a confecção de um novo.

Se você deixar para fazer o book após a sua visita à agência. Solicite a eles todas as informações dos padrões de book aceitos por eles. Procure um estúdio fotográfico especializado em fotografia de moda.

Cuidado com as "fabricas de book". É fácil identificá-las - sempre tem algo como "books". "fashion" ou "top" no nome. Cuidado! Ou seu book poderá ter de ser refeito.


Grande Abraço,

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Modelo Masculino - Dicas para Modelos

A grande verdade é que se o mercado de modelos é difícil para as meninas, para os rapazes então…


Ainda não atingiu a puberdade
Sem dúvida alguma o mercado para modelos masculinos cresceu muito (e tende a crescer), mas ainda é muito pouco se compararmos com o mercado de trabalho feminino. Se o feminino pode ser considerado maduro, o mercado masculino ainda não passou da infância.
As mudanças nos hábitos dos homens modernos e a preocupação maior com a vaidade, tem aberto muitas portas para os modelos. Cada vez mais, vemos grifes se especializando no público masculino; de novos produtos de moda (vestimenta) à produtos de beleza especialmente desenvolvido para os homens. Isso é uma tendência que cresce em ritmo acelerado a cada ano, o que aumenta as possibilidades dos modelos masculinos na indústria da moda.
Mas, mesmo com esse crescimento constante, a realidade para os modelos ainda é difícil e instável.

Poucos modelos profissionais
Se por um lado o mercado masculino é relativamente novo e os cachês são baixos, por outro lado temos um mercado em franca expansão com a promessa de se igualar (ou ao menos chegar próximo disso), ou seja, uma excelente oportunidade para um futuro próximo.
A grande queixa e dificuldade por conta dos ‘formadores de opinião’ é encontrar modelos realmente profissionais.
Enquanto no mercado feminino a menina se dedica à profissão desde cedo, no masculino não há esse interesse. “A menina quando criança, sonha em se tornar uma supermodelo, brilhar nas passarelas e se dedica à isso. Já os meninos sonham em conquistar o mundo através da chuteira, e quando entram para o mercado da moda é sempre de forma imprevista, literalmente caem de pára-quedas. “ relata o fotógrafo Mauricio Po.
A grande maioria dos modelos jamais pensou ou teve o sonho de desfilar. Alguém disse que poderia ser modelo, poderia ganhar um dinheiro e o menino resolveu aceitar e começar ‘sem compromisso’, como costumam relatar ‘ apenas para tirar uma onda’. Obviamente que muitos acabam tomando gosto pela profissão e passam a se dedicar. Mas muitos também, “enxergam a profissão de modelo apenas como uma possibilidade de ganhar um dinheiro extra – totalmente transitório.” acrescenta o fotógrafo.
Visto por esse lado, é fácil concluir que embora não exista todo o glamour que há para as meninas, também não há tanta concorrência. Com toda a certeza, os modelos que encaram o trabalho de modelo como profissão não terá dificuldade para se destacar no mercado.

O padrão de um modelo masculino

é o magro! Nem fortões e muito menos os a cima do peso. Modelos devem ser magros, altos e definidos. Os pré-requisitos de um modelo são: ter no minimo 1,82 cm, sair bem em fotos, saber desfilar, ter criatividade na frente dos flashes. ter pontualidade etcetera. Esse ultimo é tão importante quanto ser alto!

Ao contrario do que muita gente pensa, para ser modelo não é necessário ser bonito. Até porque a beleza está nos olhos de quem vê, e é tão relativa quanto a moda. O que quero dizer é: não é necessário se encaixar nos padrões de beleza tão radicalmente, pois mais importante que isso é ter um rosto diferente, interesante, exótico, e ter presença de palco; no caso, de passarela.

Muitos modelos se encaixam nesses padrões pré-estabelecidos, entretanto existem exceções. A grande maioria dos modelos têm de 1,86 a 1,90 de altura, mas existem modelos medindo 1,80 e até menos que isso. Podem não ser modelos de passarela, mas atuam da mesma forma: vestem a roupa da empresa que os contrata, ou seja, fazem propaganda, o que é exatamente o que modelos de passarela fazem. São modelos, como o proprio nome já diz, e seu papel é mostrar ao cliente que ele pode ser tão belo, influente e bem vestido como o modelo de homem que é exposto pela marca. É por isso que muitos famosos são contratados por grifes para fazer a campanha pretendida, e nesse caso o retorno pode ser ainda mais lucrativo. É esse o objetivo das grandes empresas de moda: vender! O que não difere tanto assim de outros tipos de empresas.