Como dar certo?
Em primeiro lugar é bom esclarecer que existem dois tipos de modelos, com visões e expectativas diferentes com relação à carreira de modelo.
Modelos Amadores são aqueles que caem de pára-quedas na profissão pelo fato de serem abençoadas com a beleza e aproveitam a situação para receber um dinheiro extra. Fazem alguns trabalhos, ostentam o título de "modelo" mas não se preocupam muito com a carreira e obviamente, não terão a menor chance de ter uma posição de destaque. Quando questionados sobre a profissão de modelo, a resposta está sempre na ponta da língua "É apenas para tirar onda, ganhar um extra."
Já para modelos profissionais (mesmo em início de carreira) a preocupação está em construir uma carreira sólida e duradoura. Se dedicam e se esforçam para alcançar o sucesso profissional. Sabem que a jornada não é fácil mas desistir, é a última coisa que pensam! Você com certeza se enquadra aqui, não é? Caso contrário não estaria até hoje lendo meus aconselhamentos!;)
Mas como conseguir uma posição de destaque em um mercado tão competitivo e muitas vezes injusto? A resposta é simples, mas colocá-la em prática exige muita disciplina: Planejamento de Carreira
A carreira de modelo é relativamente curta. O "em longo prazo" típico de outras carreiras profissionais praticamente inexiste nesse mercado. Portanto o planejamento deve ser criado, acompanhado, analisado e modificado "quase que diariamente".
O primordial é ter em mente que você é uma empresa e seu produto principal é a sua imagem. E, como toda empresa, a intenção é gerar lucro no final do mês. Só que diferentemente das empresas reais, que planejam um crescimento uniforme e constante (quase que ad eternum), você terá que estipular um prazo para "encerrar" sua empresa.
O planejamento de carreira pode ser feito das mais diversas formas. Aconselhamos a começar de uma forma bem simples e ir elaborando aos poucos, de acordo com o crescimento da sua carreira.
Planejamento Financeiro
Sem dúvida nenhuma o ponto principal é o planejamento financeiro. Se você tem o costume de controlar suas finanças pessoais, você não terá problema na finança profissional. Se não tem essa prática, o que está esperando? Comece de forma simples. Uma planilha básica com recebimentos já é um início. Anote TUDO o que recebeu com o seu trabalho e TUDO o que gastou com o seu trabalho. É importante não misturar seus gastos profissionais com os seus pessoais (você logo perceberá a necessidade de criar uma planilha pessoal de gastos). Estipule um X para os gastos pessoais e identifique-o na planilha profissional como "salário" ou algo semelhante. Para um melhor controle é altamente recomendável você abrir uma conta no banco exclusivamente "profissional" onde serão depositados os valores dos seus cachês. Se tem alguém que tem empresa na sua família, peça para explicar como funciona as "retiradas" de dinheiro. Lembre-se: NUNCA gaste tudo o que você ganhou. Uma parte vai para você na forma do seu "salário" e a outro deve ficar na conta "profissional" como fundo de caixa e "lucro da empresa".
Marketing
Como toda empresa, uma modelo também vive do marketing. Crie mecanismos de divulgação da sua imagem. Um pequeno site, um release da sua carreira, invista em eventuais trabalhos "gratuitos" que poderão gerar um retorno futuro ou uma boa exposição da sua imagem de determinada mídia. Pode ser uma campanha por uma causa nobre, um ensaio fotográfico para um bom fotógrafo ou qualquer outra possibilidade que você ache interessante. Planeje tudo! X trabalhos gratuitos por ano com possibilidade de divulgação em Y canais de comunicação. Lembre-se que mesmo os trabalhos gratuitos terão custo para você: se deslocar até o local, se alimentar, etc.. Aí está uma das importâncias do controle financeiro e do "fundo de caixa" da sua "empresa"!
Se a sua carreira já está caminhando a passos largos considere a possibilidade de contratar um assessor de imprensa que se encarregará de fazer uma divulgação mais específica do seu trabalho.