As coisas boas duram pouco, o suficiente pra se tornarem inesquecíveis.
(Viva a DANÇA respire a DANÇA com amor pelo amor assim vc terá o mundo pra você)
domingo, 4 de março de 2012
Fazer book na própria Agência.
Contrato de exclusividade. O que é isso?
Muitas agências pedem para assinar o chamado "contrato de exclusividade"
Esse contrato não tem validade, uma vez que você não terá nenhum vinculo empregatício com a agência. Ela não te pagará salário, nem benefícios como vale-transporte, férias, fundo de garantia, etc...
Hoje, muitas agências deixaram de solicitar esse contrato, com medo de serem obrigadas a pagar na justiça todos os direitos empregatícios - uma vez que não permitem que a modelo trabalhe para outras agências.
Nada te impede em estar cadastrada em mais de uma agência, embora não seja recomendável.
Então eu posso me cadastrar em mais de uma agência?
Poder pode. Mas não recomendo.
O motivo é muito simples. A relação entre agência x modelo deve ser uma relação transparente e de confiança.
A função da agência (séria e honesta) é te divulgar através dos clientes e conseguir trabalhos para você. A agência trabalha na divulgação da sua imagem. Investe dinheiro em você - são centenas de telefonemas para clientes, reuniões, agendamentos, horas dedicadas na tentativa de te vender para algum trabalho. Portanto, você deve confiar na agência - afinal ninguém te obrigou a participar dela, estou certo?
Estar em outra agência pode criar uma situação embaraçosa para você. Literalmente "queimar seu filme".
Um cliente ao solicitar um modelo para uma campanha, geralmente faz contato com mais de uma agência. Imagina o que pode acontecer se por coincidência você estiver com cadastro nas duas agências que ele contactar?
O melhor é você se manter apenas em uma agência. O contrato de exclusividade não vale nada judicialmente, mas o bom senso seria você confiar exclusivamente em uma agência.
Caso você ache que a sua agência não está te dando o suporte esperado, converse francamente com eles. E se achar melhor, peça para sair. Aí sim você procura outra agência. Evite se queimar no meio!
Porque não posso fazer o book na própria agência?
Não é bem assim. O problema com relação ao book feito na própria agência não é o simples fato de fazer ou não o book. Muitas agências utilizam a venda de book única e exclusivamente para gerar dinheiro com a desculpa de que você passará a fazer parte do casting da agência. Você paga o book e JAMAIS será chamado para qualquer trabalho. São as chamadas "fábricas de book" - agências "de fachada" que giram todo o faturamento através das vendas de books. Geralmente elas cobram o book (acima da pratica do mercado) porém repassam para o fotografo um valor muito abaixo.
Trabalho com book fotográfico há anos, no Brasil e no exterior, e sempre vi muitas agências prometendo trabalhos e elogiando as pessoas única e exclusivamente como forma de convencimento para vender books. Não acho isso ético!
Além do mais, todo trabalho fotografico é protegido pela lei dos direitos autorais (lei nº 9610/98) que garante ao fotografo proteção por todo e qualquer material criado por ele. Se o seu book for feito pela agência, ela terá garantia sobre o seu material e, caso você saia da agência, eles podem alegar que o material é propriedade intelectual deles e você não poderá utilizar o material em outra agência, tendo que arcar com o custo de um novo book.
Quando o book é feito em um estúdio especializado (como o nosso) nós cedemos o direito de uso de imagem exclusivamente à você. Ou seja, poderá usar por quanto tempo quiser e, em qual agência preferir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário