sábado, 30 de julho de 2011

Salsa



O ritmo que hoje conhecemos como Salsa tem sua origem no Son cubano, denominado Son Montuno, dançando na região rural, em pares soltos, com movimentos um tanto exagerados. Com a chegada dos franceses a Cuba, no final do século 18, a dança passa a ser feita em pares em posição de dança. Isto porque as jovens iam aos bailes acompanhados por suas famílias e era mal visto por todos os fatos de os pares dançarem muito próximos entre si. Pouco a pouco, com a influência européia, os movimentos se tornaram mais suaves e a postura foi se assemelhando à atualmente conhecida.
Nos anos 50 em Havana, em grandes salões dançava o Son e outros ritmos cubanos, mas também ritmos norte-americanos como o Foxtrot, Rock’n Roll e o Jazz. A influência desses ritmos, principalmente dos seus movimentos de giros, trouxe uma nova maneira de se dançar o Son, que passa a ser conhecido como Casino, chamado assim por causa dos lugares onde nasceu. O casino se desenvolveu, os passos ficaram mais elaborados, passando a ser também dançado em roda. Nos anos 50 e 60 dá-se inicio à febre da Rueda os pares se posicionam em roda e, através do comando do líder executam combinação de passos, giros e trocas de pares, às vezes muito rápidos e complicados. A utilização do nome SALSA deu-se apenas por volta de 1973, quando o Son e o Casino se popularizaram na America do Norte. Influências norte americanas, européias e africanas trazem acordes mais progressivos ao Son, dando ênfase e letras das musicas, pareceu ser um ótimo apelo de marketing fazer com que o Son passasse a ser conhecido como Salsa.
Salsa cubana: estilo que se dança em Cuba, chamado no país de “cassino”. É a dança que possui mais suingue, giros dos parceiros e também é a mais difícil de aprender. É considerada uma dança “redonda”, na qual a mulher dança em torno do homem. Dentro desse estilo, há a “rueda de casino”, na qual os participantes se posicionam em forma de roda e dançam revezando os pares.
Salsa colombiana: os dançarinos desse estilo quase não mexem seus corpos da cintura para cima. Focam os passos nos pés e joelhos, brincando e criando coreografias. Os giros são raros nesse estilo de salsa.
Salsa em linha: é o estilo mais fácil de aprender a dançar. Tem menos suingue que a salsa cubana, mas é “enfeitado” pelos diversos giros entre os parceiros. É bonito de ser ver e muito usado em espetáculos. Possui duas vertentes: a salsa LA (Los Angeles), ou on one, e a NY (Porto Riquenha), ou on two. A diferença entre as duas é o acompanhamento dos passos nos tempos e nos instrumentos: enquanto na LA os passos são baseados em um tempo e na melodia, a NY se baseia em dois tempos e na percussão da musica.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Samba

O samba é a principal forma de musica de raízes africanas surgidas no Brasil. O nome “samba” é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançada.
Historia
Em meados do século 19, a palavra samba definia diferentes tipos de musica introduzidas pelos escravos africanos, desde o Maranhão ate São Paulo.
O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e históricos próprio, de forma tal que, o samba moderno, como gênero musical, surgiu no inicio do século 20 na cidade do Rio de Janeiro. Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do ludu e da modinha como fontes que , quando sintetizadas, deram origem a ao samba moderno.
O termo “escola de samba” é originário deste período de formação do gênero. O termo foi adotado por grandes grupos de sambistas numa tentativa de ganhar aceitação para o samba e para as suas manifestações artísticas; o morro era o terreno onde o samba nascia e a “escola” dava aos músicos um senso de legitimidade e organização que permitia romper com as barreiras sociais.
Noel Rosa é responsável pela união do samba do morro com o do asfalto. Nesta época, a radio difundiu a popularidade do samba por todo o país, e com o suporte do presidente Getúlio Vargas, o samba ganhou status de “musica oficial” do Brasil.
Nos anos seguintes o samba se desenvolveu em varias direções, do samba canção às baterias de escolas de samba. Um dos novos estilos foi à bossa nova, criado por membros da classe media, dentre eles João Gilberto e Antônio Carlos Jobim.
Nos anos 70 o samba era muito tocado nas rádios. Compositores e cantores como Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho dominavam as paradas de sucesso.
No inicio da década de 1980, depois de um período de esquecimento onde as rádios eram dominadas pela Disco Music e pelo rock brasileiro, o samba reapareceu no cenário brasileiro com um novo movimento chamado de pagode. Nascido nos subúrbios cariocas, o pagode era um samba renovado, que utilizava novos instrumentos, como o banjo e o tantã, e uma linguagem mais popular. Os nomes mais famosos foram Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão.
Em meados de 1998 surgiu uma tendência para o samba que agora seguiria para direção das influências da musicas caribenhas. Nesse tempo, bandas baianas e também cariocas lançaram novidades como o Samba- reggae, hoje a principal variante do Pagode baiano.
No inicio do século XXI, em concorrência com a popularidade dos Pagodes carioca e paulista, o Samba-reggae, um gênero originalíssimo, tem ganhado popularidade. Grandes bandas têm mantido o estilo como Olodum, Terra Samba, Cidade Negra e ate o Só Pra Contrariar.
Atualmente o samba é o gênero musical mais popular do Brasil e também popular em outras regiões do mundo como no Japão. Alguns artistas brasileiros como Nelson Sargento, Monarco e Wilson Moreira produzem Samba para japoneses.
Subgêneros
Samba comum
samba é caracterizado por uma seção de ritmo contendo a marcação, e seu núcleo mais importante é geralmente reconhecido como cavaco e pandeiro. O cavaquinho é a conexão entre a seção de harmonia e a seção de ritmo, e costuma ser reconhecido como um dos instrumentos harmônicos mais percussivos existentes; sua presença diferencia o verdadeiro samba de variações mais suaves como a Bossa Nova. O pandeiro é o instrumento percussivo mais presente, aquele cuja batida é a mais completa. Um violão esta sempre presente, e a maneira de tocar violão no samba popularizou o violão de 7 cordas. As letras falam basicamente de qualquer coisa, já que o samba é o ritmo nacional brasileiro.
Artistas Famosos: Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Wilson Moreira, Dudu Nobre, entre outros.
Samba de Breque
Hoje um gênero morto as musica do samba de breque eram intercaladas com partes faladas, ou diálogos. Os cantores, necessariamente, tinham um excelente dom vocal e habilidade de fazer vozes diferentes. As letras contavam historias eram jocosas.
Artistas Famosos: Moreira da Silva, Germano Mathias
Samba-Canção
O samba-canção foi muito executado nas rádios, com grandes influências do estilo e da melodia do Bolero e ballad americano. As canções deste gênero são românticas e de ritmo mais lento. Os temas viriam do puramente lírico ao trágico.
Artistas Famosos: Noel Rosa, Ângela Maria, Alexandre Pires, Agnaldo Rayol entre outros.
Samba-Exaltação
O samba-exaltação, é caracterizado por composições “metas-regionais”, constituindo o primeiro momento de exportação da musica popular sem precedentes na historia, apresentando as cores, a aquarela do país ao resto do mundo. Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, é a composição que inaugura esse estilo de samba. Carmen Miranda destaca-se como uma das grandes expoentes.
Samba-Enredo
O samba-enredo é o estilo cantado pelas escolas de samba durante os desfiles de carnaval. A letra do samba-enredo, normalmente, conta uma historia que servirá de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. Em geral, a musica é cantada por um homem, acompanhada sempre por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba, produzindo uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada.
Bossa Nova
A bossa nova é um estilo originalíssimo de samba brasileiro que surgiu na década de 1960. Este estilo é uma fusão dos estilos do jazz com o samba. Na Bossa Nova foi bem original no seu estilo criativo, pois introduziu a viola eletrônica, imitando a guitarra nos tons mais agudos, fazendo uma melodia com forte influência das melodias americanas mescladas com batidas abrasileiras. As interpretações são marcadas por um tom suave, intimista ou sussurrado.
Samba-Reggae
É um gênero do Samba que surgiu no final da década de 1990, a partir de manifestação de grupos baianos, cariocas e paulistas em modificar o Pagode tradicional e transformá-lo em samba swingado. Por não ter durado muito tempo, o Swingueira foi novamente reformado e com a volta de alguns aspectos, deixados de lado, de Samba & Pagode, artistas e bandas brasileiras começaram a introduzir a guitarra, na melodia, no lugar do cavaquinho e influências da batida jamaicana. Este conjunto faz um swing, que é parte da dança do Samba-reggae. Hoje, durante a execução deste tipo de musica, os artistas costumam intercalar a melodia típica do Reggae modificado por artistas modernos, com as batidas, “levadas”, do Samba-pagode e alguns elementos latinos variados, sendo que alguns artistas reintroduziram também o violão e o Tantan.
Os artistas e bandas famosas são: Terra Samba, Seu Jorge, Patrulha do Samba, Trio do Samba, Só Pra Contrariar, e Martinho da Vila e outros.
Samba - rap
É um renovado gênero do Samba, criado nas favelas e presídios paulistas e cariocas, que trata de misturar a marcação do Pagode com as do Hip hop e Funk Music, alem de apresentar melodia falada durante o samba e elementos pesados na musica. Os artistas mais famosos deste gênero são: Gabriel O Pensador, Marcelo D2, Sampa Crew e o Rappa.
Outras variantes


Samba de roda é uma dança ritual preservada em algumas cidades baianas.
Samba rock

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Zouk ou Lambada?



Hoje em dia dançamos um estilo sensual de musica que nos acostumamos a chamar de zouk e aprendemos que ele é um “parente” da lambada, ou como já ouvi muitas vezes, o chamamos de lambada francesa.
Porém zouk e lambada tem uma historia que é interessante conhecer, principalmente para os apaixonados por estes ritmos.
O zouk é um movimento musical que nasceu nas ilhas caribenhas de colonização francesa, que significa festa. Porem, nos seus lugares de origem existe uma forma de se dançar o ritmo zouk que não é a mesma que se dança por aqui. No Brasil aproveitamos esse novo estilo musical para por em prática nossa velha conhecida lambada, que, como musica, entrou em decadência há alguns anos, porem nunca morreu como estilo de dança.
Dançamos o zouk como se dançava lambada, só que de forma mais lenta e sensual, mas os passos e movimentos são basicamente os mesmos. É claro que como qualquer dança, os passos estão em constante evolução, sofrendo influencias de outros ritmos, o que traz algumas diferenças entre a lambada-zouk proporciona outras modificações e novos movimentos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Funk



Anos 70
Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro.
Anos 80
Ao longo da nacionalização do funk, os bailes, até então, realizados nos clubes dos bairros das periferias da capital e região metropolitana, expandiu-se para eventos em céu aberto, nas ruas, onde as equipes rivais se enfrentavam disputando quem tinha as aparelhagens mais potentes, mais traficantes, o grupo mais fiel e o melhor DJ. Neste meio surge o DJ Malboro, um dos vários protagonistas do movimento funk. Como o tempo, o funk ganha grande apelo dos marginalizados e se afirma como a voz da periferia, cujas letras cantadas pelos MCs.
Anos 2000
Do morro ao asfalto o funk conseguiu, de uma maneira não muito usual, mascarou seu ritmo, mostrando-se mais parecido com um rap americano e integrou um pouco mais as classes cariocas. Seu ritmo hipnótico por sua batida repetitiva também contribuíram para essa adoração, algumas letras eróticas e de duplo sentido normalmente desvalorizando o gênero feminino também revelam uma não originalidade em copiar de outros estilos musicais Quebra-Barraco que se tornou uma figura emblemática das mulheres que demonstram resistência à dominação masculina em suas letras, geralmente de nível duvidoso, pondo a mulher no controle da situações.
Complemento...
O derivado do funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, a Miami Bass, que dispunha de musicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O funk carioca é bastante popular em várias partes do Brasil e inclusive no exterior, chegou a ser uma das grandes sensações do verão europeu em 2005.

sábado, 23 de julho de 2011

Forró



Quem diria que um dia veríamos os jovens das grandes cidades brasileiras, acostumados a idolatrar artistas estrangeiros enlouquecidos por causa de um ritmo que até pouco tempo atrás sofria grande preconceito. Pois, é isso o que esta acontecendo com o forró, essa mistura “altamente inflamável” de ritmos africanos e europeus que apostaram no Brasil no inicio do século. O nome “forró” já é controverso, pois, há quem diga que vem de “for all” (em inglês “para todos”) e que indicava o livre acesso aos bailes promovidos pelos ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco no inicio do século; no entanto, há quem defenda a tese de que a palavra forró vem do termo africano “forrobodó”, que significa festa, bagunça. E se a própria palavra possui esta dupla versão para seu significado, imagine os ritmos que compõem o forró! São tantos e tão diferenciados, que não deixam duvida sobre de onde vem a extrema musicalidade do forró. Afinal, uma musica que tem entre suas influencias ritmos tão diversos como o baião, o xote, o xaxado, a coco, o vanerão e as quadrilhas juninas, só poderia mesmo originar uma dança que não deixa ninguém parado.
O baião, por exemplo, era dançado em roda e nasceu no nordeste do Brasil no século XIX.
Já o xote, tem sua origem no final do século XIX e é um ritmo de origem européia que surgiu nos salões aristocráticos da época da regência.
Há um ponto no qual todos concordam: se não fosse Luiz Gonzaga, o forró não teria caído no gosto popular e não seria o sucesso que é hoje. O “Velho Lua”, como era conhecido, foi quem tirou o forró dos guetos nordestinos e apresentou-o para o publico das outras regiões do país. Isso aconteceu em 1941 quando ele se inscreveu e venceu um concurso do Radio Nacional que procurava novos talentos.
Luiz Gonzaga foi aos poucos conquistando o país inteiro com seu forró. Por essas e outras, Luiz Gonzaga ficou conhecido nacionalmente como o “Rei do Baião” consagrando de norte a sul do país e até no exterior, este ritmo que atualmente esquenta as noites de 9 entre 10 capitais do Brasil.
Atualmente, o forró esta novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo país. Esta procura por um ritmo que ate pouco tempo, era visto com preconceito, esta novamente mudando “a cara” do forró.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dance



O Street Dance nasceu nos Estados Unidos no inicio da década de 70 e se espalhou pelo mundo. É um estilo inspirado na dança de rua dos cantores de rap e hip-hop, que atuam nas cidades norte-americanas. Ao chegar ao Brasil, ela ganhou contornos nacionais, inspirados nos ritmos próprios do nosso país, incorporando novos elementos e outra dinâmica.