quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Histórico de ritmos



1- BATUQUE: Dança de origem africana, caracterizada por requebros, palmas e sapateados, acompanhados ou não de canto. Por extensão, nome de certos ritmos marcados por forte percussão.
2- BE BOP: É um tipo de Jazz sofisticado. Anos 40.
3- BOLERO: um dos avôs do Mambo, Chá Chá Chá e Salsa, nasceram na Inglaterra passando pela França e Espanha com nomes variados (dança e contradança).
4- BOSSA NOVA: Movimento renovador da musica popular brasileira, surgindo no Rio de Janeiro, na década de 1950. Caracterizou- se por harmonias elaboradas e letras coloquiais.
5- CALYPSO: Nasceu no carnaval de Trindad e Tobago. Tinha no seu inicio um clima de “duelo” político.
6- CARIMBÓ: Musica folclórica da Ilha de Marajó desde o século XIX.
7- CHÁ CHÁ CHÁ: Dança derivada do Danzon cubano, que se seguiu ao Mambo. O nome foi tirado do barulho feito pelos dançarinos nas pistas de dança. Popularizou-se no mundo com as formações dos Big Bands, onde havia claro predomínio de instrumentos de sopro.
8- DANCE MUSIC: Nasceu na Alemanha, na metade dos anos 70, por um dos homens fortes de Donna Summer. Hoje quem mais fatura com a Dance Music são os japoneses.
9- DASCARGA: Foi à mãe da salsa. Surgiu com a união de diversos músicos tocando o que queriam em grandes shows. Fusão entre a musica latina, rigidamente estruturada e o improviso do Jazz.
10- EL SON: Antiga forma musical popular em Cuba.
11- FORRÓ: Designação popular dos bailes frequententados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estrada de ferro. (FOR ALL) = FORRÓ.
12- HABANERA: Gênero de musica e dança cubana, em compasso binário, que influenciou o Tango, o Maxixe e a musica popular de quase todos os países hispano-americanos. Popular no século XIX foi utilizada por grandes compositores.
13- JIVE: Uma mistura de Rock com Boogie Woogie americanos.
14- LAMBADA: Nasceu da adaptação do Carimbó eletrificado ao Merengue em 1976, Belém do Pará.
15- LUNDUM: Conhecido também como Lundu, ou Londu. Dança e canto de origem africana, baseados em sapateados, movimentos acentuados de quadris e umbigadas. Trazidos para o Brasil (Pará) por escravos Bantos nos século XVIII. Nessa mesma época os escravos praticam-no no Rio de Janeiro, onde constituiu uma das origens do Samba e da Chula.
16- MAMBO: Nasceu em Cuba e virou uma salada musical. Tem como antepassados os ritmos afro-cubanos derivados de cultos religiosos no Congo. Seu nome vem da gíria usada pelos músicos negros (“Estás Mambo”-tudo bem com você? -) que tocavam El Son nas charangas (bandas locais cubanas). Peres Prado adicionou metais nas charangas e foi de fato a primeira a rotular essa nova versão de El Son de Mambo. Invadiu os EUA nos anos 50.
17- MERENGUE: Ritmo veloz e malicioso, nascido na Republica Dominicana, tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam os invasores franceses no século XVII(merengue).
18- MILONGA: Popular das zonas próximas ao estuário do rio da Prata, interpretada com acompanhamento de violão.
19- PAGODE: Variação do samba que apresenta características do choro tem romântica e andamento fácil para dançar. Obteve grande sucesso comercial no inicio da década de 1990.
20- PASSODOBLE: Nasceu a três séculos, na Espanha, junto com as touradas. Tem o mesmo ritmo quente e apaixonante desse espetáculo.
21- POLCA: Dança e musica originaria da Boêmia, popular em meados do século XIX nos salões europeus. Caracteriza-se pelo movimento rápido, em compasso binário e andamento alegreto.
22- QUICK STEP: Ritmo americano que como o próprio nome diz, é rápida e cheia de pulinhos.
23- REGGAE: Estilo musical que uniu os ritmos caribenhos com o Jazz e o Rhythm and Blues. Símbolo dos movimentos político-sociais jamaicanos nas décadas de 1960 e 1970. Seu principal interprete é o Bob Marley.
24- ROCK AND ROLL: ou simplesmente Rock, é o estilo musical que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1950 e, por evolução e assimilação de outros estilos, tornou-se a forma dominante de musica popular em todo mundo. Do ponto de vista musical, o Rock surgiu da fusão da musica Country, inspirada nas baladas da população branca. Por sua vez uma fusão dos primitivos cantos de trabalho negros e do Jazz instrumentos urbano. Inicialmente de musica muito simples, era um estilo de forte ritmo dançante. Entre os primeiros cantores e compositores, quase todos negros. As letras das canções da época referiam-se, de forma inculta e irreverente, a temas comuns ao universo dos jovens, como amor, sexo, crises da adolescência e automóveis.
Elvis Presley foi o primeiro grande astro do Rock e da emergente indústria fonográfica. No inicio da década de 1960, o Rock inglês explodiu com uma carga de energia equivalente à dos primeiros músicos americanos do estilo e seu sucesso logo conquistou o publico jovem americano. Destacam-se no período The Beatles. Tipicamente agressiva era a postura dos Rolling Stones, a mais duradoura das bandas da época, ainda em atividade na década de 1990. Na America, Bob Dylan tornou-se conhecido com o Folk Rock, que unia os ritmos do Rock às baladas tradicionais da musica Country. E o Pop Rock, fusão do estilo a gêneros mais comerciais, com larga utilização de instrumentos eletrônicos.
25-RUMBA: O embalo sensual da Rumba nasceu como dança da fertilidade em que os passos dos bailarinos imitavam a corte dos pássaros animais antes dos acasalamentos. Durante a dança, há sempre um elemento de insinuação e fuga.
26-SALSA: Ritmo musical desenvolvido a partir da segunda metade do século XX com contribuições da musica caribenha e de danças folclóricas dessa região, como a Conga e o Mambo. Em seu acompanhamento predominam os instrumentos de percussão.
27-SAMBA: Dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de musica em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão. Por influência das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra musical, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta. Apesar de mais conhecido atualmente como expressão musical urbana carioca, o samba existe em todo o Brasil sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do Batuque. Manifestam-se especialmente no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Em sua origem uma forma de dança, acompanhada de pequenas frases melódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário